quarta-feira, 17 de agosto de 2016

É chegada a hora...

ACREDITO

   O mestre, quase doutor, em história, Thiago Dias, me telefona e fala da sua satisfação com o projeto da Casa de Câmara e Cadeia de Portalegre, uma construção, há anos abandonada, a qual marca a fundação da nossa vila, e que está sendo, finalmente,  recuperada pela Prefeitura. 
   Então, se a palavra  de contentamento vem de um  especialista em história, não há porque duvidar que atende aos nossos anseios enquanto portalegrenses defensores do seu patrimônio secular.



SONHOS

   Dentre tantos que tive ( e ainda tenho) para a terra na qual  nasci, vê  aquele prédio sair do abandono era um deles. E,  é claro, essa obra reflete  a minha admiração pela atual administração. Me sinto contemplada em dois momentos: primeiro por ter contribuído com o programa de Governo, em 2012, do atual prefeito Neto da EMATER, em cujo teor  essa recuperação era uma  proposta de Gestão, segundo, por saber que se torna real.


APRENDI...

... em 1982, com um jornalista  piauiense ( por quem  fui muitíssimo apaixonada) que: "Quem não sonha não alcança. O sonho é a trilha  do caminhar". Aí está, na prática,  a teoria que guardei como máxima.


É CHEGADA A HORA...


A última etapa do processo de impeachment começará na quinta-feira (25) e não tem prazo para acabar. A presidente afastada irá ao Senado na segunda-feira (29) para se defender das acusações e responder aos questionamentos dos senadores. Dilma já confirmou presença.
O julgamento começará com a oitiva das oito testemunhas – duas indicadas pela acusação e seis pela defesa. Os senadores estimam que cada uma levará cerca de oito horas para concluir o relato, o que indica que a sessão se estenderá pelo final de semana. “Impreterivelmente”, segundo o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, a fase de depoimento das testemunhas tem que estar encerrada a tempo de dar reinício à sessão na segunda (29), às 9h, para ouvir Dilma.
A realização de sessão no final de semana foi a grande polêmica entre os senadores pró e contra impeachment. Os defensores de Dilma pretendiam encerrar os debates todos os dias às 22h, o contrário dos aliados de Temer – dispostos a acelerar o processo e trabalhar durante o final de semana.
A maioria dos parlamentares pró-impeachment devem, inclusive, abrir mão de fazer perguntas às testemunhas para adiantar o processo. O que não é o caso dos aliados da presidente afastada. “Os 22 senadores que compõem a base de apoio de Dilma farão perguntas”, adiantou o líder da Minoria, senador Lindbergh Farias (PT).
Após o depoimento de Dilma, que deve ser o ponto alto do processo antes da votação, os senadores voltam a discutir sobre o impeachment na terça-feira às 9h. Por fim, haverá o encaminhamento de votação e os advogados de acusação e defesa voltam a defender suas teses antes da votação final – etapa em que Dilma precisa de 27 votos para seguir no poder.
Veja o cronograma do julgamento final do impeachment:
25 de agosto (quinta-feira): depoimentos de testemunhas.
26 de agosto (sexta-feira): depoimentos de testemunhas.
29 de agosto (segunda-feira): depoimento da presidente afastada Dilma Rousseff e fala dos advogados de acusação e defesa
30 de agosto (terça-feira): discussão entre senadores, encaminhamento de votação, novas falas da acusação e da defesa e votação final.

Nenhum comentário: